sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Autoestima


         Todos nós temos uma impressão sobre nossa pessoa. A maneira como nos vemos, ou seja, a auto-imagem que formamos, é um fator determinante nos relacionamentos e na forma de encararmos a vida. Ela pode ser fonte de alegria e criatividade ou pode gerar muito dos nossos problemas.
         Essa imagem pode fazer com que nos comportemos de maneira a situar as outras pessoas a nossa volta. Isso significa que aquele padrão de tratamento que damos a nós pode ser copiado por aqueles que estão próximos.
         Muitas vezes sentimos um desconforto interno, uma sensação de que não fazemos bem algo, que somos vítimas de críticas constantes ou simplesmente que nos ignoram. Esse desconforto pode ser causado pela ausência de autoestima.
         Provavelmente estamos nos culpando por algo, confiando menos em nossas qualidades e potencialidades, ou sendo menos compreensivos, quem sabe até nos cobrando perfeição.
         Esse é o momento ideal para refletirmos um pouco. A autodesvalorização mina a confiança e acabamos por retirar a criatividade e motivação para enfrentar novos desafios.
         Uma boa forma de começarmos a nos curar é reconhecer que estamos sendo pouco tolerantes, que podemos aceitar nossos defeitos e enxergar nossas qualidades.
         Comecemos bem devagar a valorizar pequenos atos. A consciência de que estamos fazendo o melhor que podemos dentro das circunstâncias da vida, no momento já é um avanço.
         Experimentemos também a cada dia nos observarmos com olhos amorosos, menos críticos, mais interessados.
         Experimentemos a cada dia ser uma fonte geradora de estímulo, criatividade e alegria.
         A autovalorização não implica em desvalorizar os outros, mas sim trazer à consciência nossos valores e reconhecer nos outros o que lhes cabe de melhor.

(Desconheço o autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O PAPEL DO TERAPEUTA por Aidda Pustilnik

  O cliente perceber que o terapeuta está com ele. As vezes é triste ser terapeuta, porque a pessoa estava pronta para fazer a ação e não ...