terça-feira, 14 de julho de 2015

Angústia, ansiedade, depressão



  • Angústia é a tentativa de ser você mesmo.
  • Quando as escolhas divergem os sintomas aparecem.
  • O sintoma expressa a vivência não organizada pela ausência da angústia nutritiva, saudável e pelo contato de voltar a ser nós mesmos. Assim sendo, não é necessariamente sofrimento.
  • Angústia é a busca de ser aquilo que me é nutritivo.
  • Realizar é me tornar real, existente. Quando é possibilidade é angústia, quando é realidade é existência de ser real e existente.
  • Ao escolher a angústia se torna existência (fado), isto é, peso existencial.
  • Ser eu mesmo implica em uma escolha.
  • A evitação da angústia produz sintoma, ou seja, a tentativa desorganizada de ser eu mesmo.
  • A ansiedade é a tentativa de realizar um projeto, de ser alguém que você não é. 
  • A ansiedade é uma produção existencial de realizar a expectativa de alguém. Dito de outro modo, a ansiedade é uma esquiva da angústia.
  • Depressão exprime tristeza profunda e persistente sem motivo específico.
  • Enquanto psicoterapeuta interessa investigar como é a experiência do vivido da depressão (afundamento). Dessa maneira, o afundamento é o peso que está sobre mim, sendo maior que o suporte que tenho para lidar. Em consequência, a falta de suporte é o contato precário. Assim sendo, terapia é o suporte para você viver a sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O PAPEL DO TERAPEUTA por Aidda Pustilnik

  O cliente perceber que o terapeuta está com ele. As vezes é triste ser terapeuta, porque a pessoa estava pronta para fazer a ação e não ...